domingo, 14 de julho de 2013

Sistema Calicreína-Cinina

        O sistema Calicreína-Cinina é um sistema de proteínas sanguíneas que desempenham ações na inflamação, controle da pressão sanguínea, coagulação e dor. Os mediadores bradicinina e calidina são vasodilatadoras e agem em muitas tipos de células do organismo.
            Nesse sistema, o fígado produz pré-calicreinas, que darão origem as calicreínas plasmática e tecidual. A ativação dessas calicreínas ocorre pelo fator de Hangeman ativo, o qual pode ser ativado pelo contato do sangue com a superfície artificial do circuito da circulação extracorpórea. Essas calicreínas são proteases que atuam sobre o cininogênio (produzido pelo fígado), liberando as cininas, que são a bradicina (formada no plasma) e a calidina (formada nas glândulas endócrinas e exócrinas e também nos rins).

As cininas possuem receptores B-1 e B-2, que é predominante. B-1 só é ativado quando ocorre lesão nos tecidos, como em inflamação. Logo, a ação vasodilatadora das cininas ocorre principalmente pela ativação dos receptores B-2, que estão na superfície da células endoteliais, e que também liberam prostaglandinas e oxido nítrico, os quais são vasodilatadores.
Então, as cininas são vasodilatadoras (atuam na regulação da pressão arterial, a fazendo diminuir), natiuréticas (atuam na homeastease do sódio, fazendo com que mais sódio seja eliminado na urina) e moduladoras do crescimento vascular (atuando no tônus vascular). Além disso, as cininas possuem meia vida curta, sendo inibidas rapidamente pelas cininases I (produzida no sangue) e II (superfície das células endoteliais).
Uma relação importante ocorre entre esse sistema e o sistema renina-angiotensina-aldosterona. Isso ocorre já que a cininase II, enzima conversora de angiotensina (ECA), atua na síntese de angiotensia 2 (produto final do sistema renina). Quando ocorre maior concentração de ECA, tem-se então mais angiotensina e menos cinina. Isso potencializa a ação desses sistemas: o sistema renina atua na reabsorção de sódio, elevando a pressão arterial; o sistema calicreína-cinina atua na regulação da água e do sódio, diminuindo a pressão arterial.


Fontes:
Brasil, Luiz Antônio; Gomes, Walter José; Salomão, Reinaldo; Fonseca, José; Branco, João e Buffolo, Enio (1999), “Uso de corticóide como inibidor da resposta inflamatória sistêmica induzida pela circulação extracorpórea”. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, vol.14.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário