sábado, 6 de julho de 2013

Eicosanóides e sua atuação na regulação motora

Os eicosanóides são uma família de 4 substâncias que possuem 20 carbonos, sendo elas: prostaglandinas, protaciclina, tromboxanas e leucotrienos. Seu precursor é o ácido araquidônico, que é um constituinte dos fosfolipídeos de membrana. Logo, para obtê-lo é necessária a ação de uma fosfolipase A2 para a hidrólise. Em seguida, vemos como funciona a síntese dos eicosanóides:



A seguir, um vídeo explicando como ocorre essa síntese:


Contudo, falaremos aqui de alguns eicosanóides específicos, especialmente sobre a prostaglandina E.
A prostaglandina E atua em 4 receptores diferentes, que recebem as denominações de EP1, EP2, EP3 e EP4. A EP2 e a EP4 atuam de forma semelhante aos receptores de adrenalina β2, enquanto que o receptor EP1 se assemelha ao α1 e o EP3 ao α2. Essa semelhança também é válida pros receptores de tromboxano (TP) - α1, e prostaciclina (IP) - β2.




Logo, temos:
  • EP1~= TP~= α1;
  • EP2 e EP4 ~= IP ~= β2;
  • EP3 ~= α2.

Como já foi descrito anteriormente como ocorre todo o processo de reações a partir dos receptores no Post sobre Adrenalina, estes dados não serão repetidos passo a passo, e sim os produtos finais. Logo temos que EP1 e a TP ativam a proteína quinase C, enquanto que E2, E4 e IP regulam positivamente a adenilato ciclase, e por último, o E3 regula negativamente a adenilato ciclase.



Fontes:
Participação da prostaglandina E2 e seus receptores  na proliferação celular do carcinoma epidermóide de  cabeça e pescoço. Aline Correâ Abrahão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário