quinta-feira, 16 de maio de 2013

Introdução ao Blog

Sejam bem vindos ao Blog de Hipertensão da turma de BioBio 1/2013

Nós somos alunos de Medicina da UnB e criamos o blog com o intuito de esclarecer os mecanismos bioquímicos que causam, influenciam e alteram a hipertensão. A hipertensão é uma doença crônica que acomete de crianças a idosos e que está intimamente relacionada com a pressão sanguínea nos vasos. É uma doença silenciosa, que causa alterações nos vasos sanguíneos, coração, cérebro, pulmão e pode causar paralisação dos rins. Para melhor entender como essas alterações são realizadas, dividimos o blog em 5 temas diferentes cujos nomes são: Introdução, Regulação Volêmica, Regulação Motora, Aterosclerose e Óxido Nítrico.

No tema Introdução, serão abordados alguns títulos como: histofisiologia do coração (mecanismos da contração e condução do coração), histofisiologia dos vasos (camadas e tipos de vasos, condução de pulso na artéria e a contração das veias), propriedades físicas e físico-químicas do sistema circulatório (explicação de algumas leis e relações estabelecidas) e homeostasia de fluidos e eletrólitos (metabolismo e vias de diferentes íons).

No tema de Regulação Volêmica, procuraremos abordar sobre o sistemas Renina-Angiotensina-Aldosterona e Calicreína-Cinina, a Vasopressina, os fatores Natiuréticos e a ação diurética do álcool e medicamentos associados.

No tema de Regulação Motora, abordaremos sobre a atuação da adrenalina e da acetilcolina (em receptores específicos), a atuação dos eicosanoides e medicamentos e drogas associados a regulação (inibição da receptação de adrenalina).

No tema Aterosclerose, iremos abordar a formação da doença em si, a relação com radicais livres e antioxidantes, o metabolismo de lipídios e LDL e seu tratamento (e correlações com o Álcool e o Tabagismo).

E por fim, no tema Óxido Nítrico, a abordagem será feita a partir da origem e produção do composto no nosso organismo (por meio de aminoácidos básicos, estimulado por um neurotransmissor), sua função como neuromodulador, sua relação com o viagra (medicamento vasodilatador) e a regulação do sistema imune (produção de radicais livres).

Assim, tentaremos trazer um esclarecimento mais aprofundado sobre o tema procurando sempre trazer informações claras e de autoria confiável, e se possível, o esclarecimento de dúvidas que forem surgindo ao decorrer das postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário